sexta-feira, 15 de junho de 2007

Innsbruck - parte 2


Os edifícios obedeciam a uma ordem de alturas que respeitava a visao da cidade. As montanhas impunham-se com a importancia com que se erguiam do piso térreo. Lá de baixo, podíamos aspirar a encontrar o topo. Talvez tenha sido por isso que a ordem tenha sido assim acordada: um eterno desejar, um querer alcanCar que nunca acaba, e a consciencia da medida humana. Do outro lado dos Alpes tirolenses, outras gentes podiam vir a qualquer momento. Estranhos de línguas outras, que em comum com os innsbruckenses só tinham o almejo por aquela regiao.







Mais arte. Mais música. Mais danCa.

Porque nao homenagear um sítio de troca multicultural com a expressao mais completa desse mistério cósmico-existencial?

Um braCo de Innsbruck, que vinha do cerne. Os prédios coloridos, as peCas douradas pendendo das paredes, incrustadas em janelas, acenando dos interiores, lembrando tempos em que o imperador passeava, por vezes, pelas ruas.

Mas o dourado nao chega para exaltar a glória de outros tempos, com governantes emblemáticos. A neve persiste, e é Verao. E quando desaparecer (SE desaparecer, este ano), haverá a reputada escultora de cristais, a Swarovski, para recordar (ou lembrar, melhor) o brilho natural da obra de arte natural congelada.

Sim, é daqui que provEm essas peCas maravilhosamente trabalhadas. Eu sou uma estudante, uma voluntária, uma viajante, nao tenho dinheiro nem espaCo para adquirir qualquer peCa deste tipo (e convenhamos, nao me serviria de nada te-la, nao queria ficar em casa a admira-la...). Mas trouxe de lá o que precisava: a imagem, o sonho, as viagens interiores que aquelas pequenas esculturas me provocaram. Mas nao as quero, materialmente falando.

E aqui ao lado, o ex-libris de Innsbruck: Goldene Dachl (Telhado Dourado). Daqui, o imperador Maximiliano observava a sua cidade preferida, que escolheu para centro da sua administraCao. Activamente marcando o século XV europeu, daquela janela acenava à populaCao.

Também os Habsburgos gostavam de passar temporadas por aqui, tendo a imperatriz Maria Theresia construído o Arco do Triunfo e ampliado o Palácio Hofburg.








Este é uma arcada especial: ao longo da sua estrutura, tem uma cavidade de superfície tipo cilíndrica. Se de um lado estiver alguém a segredar, baixinho, algo, (à esquerda, a Ezgi, turca), e outro do lado oposto aproximando o ouvido da cavidade ( à direita, o Erhan, turco), consegue escutar-se perfeita e claramente o que se diz. Até é mais bonito: os sons tEm uma qualidade diferente, parece que as sílabas sao bem articuladas, quase que se come o que se ouve.

Os outros, que estao do lado da rua, sao da esquerda para a direita: Anna (UK), Dennis (Bielorrússia), Thomas (Hungria), Katrina (Rússia), Abi (UK).













Uma das noites, num bar. Da esquerda para a direita,: Anna (UK; voluntária na Greenpeace em Viena), Tom (Alemanha, voluntário numa instituiCao de acohimento, reintegraCao social e redireccionamento de jovens em risco no Liechenstein), Abi (UK, voluntária numa escola em Viena, fala ingles com os miúdos, como native speaker, para motiva-los a aprender a língua), Sonja (Rússia, voluntária numa ONG que organiza eventos para jovens, está a aprender para implementar no seu país alguns projectos).

2 comentários:

linfoma_a-escrota disse...

=D quandos "voltas"? ék eu era menino de dar ahy um salto ehehe, se encontrar esse ermo =P lá pa 10 de agosto, fico feliz só de ler-te e achar-te contente cm sempre, éterea vá, anyways akela cena do couchsurfing parte a casa toda, milhoes de oportunidds, dá pa fzer a europa toda com akilo, quiça o mundo, tenho curiosidade de te olhar nos olhus, vá, beijInhos!!

R. disse...

ah!

acaso te olvidaste do meu e-mail?

Em agosto tou ca sim senhor. Mas isso tem de ser coordinated, nao vás tu aparecer justamente na altura do curso de permacultura, em que isto ta crowded.

Da-me noticias, sim?

*